O que é?
A broncoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização das vias aéreas, desde as fossas nasais até os brônquios. Com esse exame, os médicos podem detectar e diagnosticar doenças pulmonares e outras condições respiratórias. Também conhecida como endoscopia respiratória, é muito útil em casos de suspeitas de infecções, tumores pulmonares, fibrose pulmonar e doenças da traquéia.
Como é feito?
O exame é realizado com um broncoscópio, um tubo fino e flexível com uma câmera, que é inserido pela boca ou nariz do paciente. Para o conforto do paciente, é aplicada anestesia local e a monitorização é feita continuamente.
Indicações:
A broncoscopia é indicada para: Diagnosticar doenças infecciosas, tumores do pulmão, fibrose pulmonar e doenças da traquéia; Investigar as causas de doenças pulmonares; Avaliar eventuais danos na laringe e nas vias aéreas após queimaduras ou inalação de fumaça.
Para realizar a broncoscopia, é necessário fazer um jejum absoluto de 8 horas. Dependendo do medicamento que o paciente esteja tomando, pode ser necessário suspendê-lo antes do exame.
Contraindicações e Riscos:
O exame pode causar desconforto temporário, como irritação na garganta. Há contraindicações para pacientes com condições cardíacas graves ou doenças pulmonares crônicas que podem dificultar o procedimento.Benefícios:
Permite um diagnóstico direto e detalhado das vias respiratórias, sendo fundamental para diagnósticos e planejamento de tratamentos específicos para problemas respiratórios.