Prevenir é a melhor solução para uma vida estável

Central Telefônica:

(69) 3411-7700 / 3421-5833

R. São João, 1341 - Casa Preta,
Ji-Paraná - RO

Biópsia Hepática

O que é?
A biópsia hepática é um procedimento médico que consiste na remoção de um pequeno fragmento de tecido do fígado para análise microscópica. É um exame padrão para classificar o grau de fibrose do fígado e pode ser usado para diagnosticar e estadiar doenças hepáticas. 

Como é feito?
A biópsia hepática pode ser realizada por via percutânea, transvenosa ou laparoscópica, sendo a primeira a mais comum. O procedimento é ambulatorial e exige anestesia local. 

Para a realização da biópsia, o médico utiliza um aparelho de ultrassom para localizar o fígado e guiar a inserção de uma agulha oca que coleta o fragmento de tecido. 

Indicações:
Indicado para diagnóstico e avaliação de doenças hepáticas, como fígado gorduroso, hepatite crônica, hemocromatose e câncer de fígado.

Contraindicações e Riscos:
Não é recomendado para pacientes com problemas de coagulação. Apesar de ser um procedimento seguro, a biópsia hepática pode apresentar algumas complicações, como sangramento, perfuração do pulmão ou da vesícula biliar, ou infecção no local da inserção da agulha.

Benefícios:
A biópsia hepática permite um diagnóstico detalhado das condições do fígado, essencial para decisões terapêuticas e monitoramento de doenças hepáticas.

Outros Exames